quarta-feira, 5 de abril de 2017

Ah... Exubérance


Graças a minha queridíssima amiga Li, que conseguiu essa pérola de um colecionador em São Paulo, pude sentir de novo um dos perfumes mais marcantes de toda a minha vida: o extinto Exubérance, de O Boticário, há mais de 20 anos descontinuado. 
Seu cheiro inconfundível de mel e tuberosa perfaz os caminhos da minha vida, sondando cantinhos muito discretos da minha memória.
Exubérance carrega o cheiro da era de ouro da marca: os anos oitenta e início de noventa.
Com a justificativa de que estão sempre em busca das tendências do mercado ou de que falta matéria-prima, estão acabando com tudo que eu amava por lá. Minhas colônias favoritas já se foram... e nada pode ser feito em terras tupiniquins. O jeito é me deliciar com os importados maravilhosos que tenho encontrado.
Poder guardar um pouquinho da memória do que foi O Boticário me dá prazer. 
As vendedoras de hoje, quando falo dessas obras-primas, ficam com cara de paisagem, geralmente.
Como pode? Que pena!
Obrigado, Li! Estou rindo à toa com a raridade que tenho em mãos. Beijos do amigo Cris.

6 comentários :

  1. manda um decant pra mim please kk
    me venda então um decant

    ResponderExcluir
  2. Novidade!
    Eu falei com o Boticário e a atendente falou que iria voltar com algumas fragrâncias dos anos 80/90 no amores inesquecíveis!

    ResponderExcluir
  3. Cris, já ouvi a minha mãe dizer a mesma coisa sobre os perfumes da Boticário! Que não são mais os mesmos! Vou mostrar esse post pra ela! Rsrs!

    ResponderExcluir
  4. Voltou Royalty, Carpe Diem, Dreams. Mas Exuberance acho q não volta mais... Não o conheci, mas morro de curiosidade.

    ResponderExcluir
  5. Hoje, dia 10/12/2017, voltando pra casa, passo em frente a uma residência e então vejo um cartaz escrito: Liquidação de Garagem!
    As coisas ainda estava sendo montadas. Mas já havia uma mesa que me chamou a atenção.
    Sobre ela haviam um belíssima jarra de porcelana, acredito que do século 18.
    Alguns pratos, xícaras, potes diversos.
    Até que ao fundo eu enxergo um frasco que de imediato me pareceu familiar. Assim que bati os olhos, eu vi aquele frasco cheio. Ele estava de costas, mas se parecia com os clássicos perfumes de O Boticário da década de 90.
    Dreams, Ravel, Kalanit.
    Mas a tampa era preta.
    Assim que me aproximei da feirinha, eis que veio alguém e se apossou do frasco, na minha frente. Assim, questão de micronésimos de segundos. Fiquei atônito, mas não demonstrei.
    Até que comecei a ouvir um dialogo daquela que portava o frasco naquele momento, com alguém que eu supus ser a dona da casa. Sua primeiras frases foram:

    _E esse perfume?
    _Deixa eu ver! (E nesse momento ela abriu o frasco, cheiro e disse)
    _Nossa.... Tá estragado! Despeja no vaso pra perfumar o banheiro e joga o vidro fora!

    Naquele momento eu quase entrei em pânico. Mesmo não sabendo que perfume era, eu não poderia permitir aquele sacrilégio. Pois eu tinha certeza de que se trava de um perfume antigo de O Boticário.
    Foi nesse momento que a portadora do perfume seguiu em direção a porta de entrada.
    Não pensei duas vezes. Vendo o frasco nas mãos dela e sabendo qual era o destino dele, eu nem me apresentei. Tratei de intercepta-la antes de entrar para a sua casa e perguntei:
    _O perfume também esta a venda?

    E então ela me respondeu:

    _Não. Está estragado. Vou jogar fora. Ninguém pode usar. Pode dar alergia.

    E dizendo isso foi se retirando.
    E então eu insisti mais um pouco e disse:

    _Posso senti-lo?

    Ela disse que sim e me entregou o frasco.
    Quando vi o nome do perfume no frasco, quase cai de costas. Era um frasco do Exubérance do inicio dos anos 90. Acredito que 92 ou 94. Pois o frasco em opalina branca e tampa de pedra sabão, só foi comercializado no ano de 1989 a 1990, época de lançamento e também ficou conhecido como uma edição limitada.

    Ainda me recompondo e tentando não demonstrar qualquer emoção ou entusiasmo, eu disse:

    _É... Esta estragado mesmo. Quando esta sendo pedido pelo frasco? Vou leva-lo para jogar no banheiro.

    Ela então foi até a dona da casa e disse que eu tinha interesse em adquirir o frasco para jogar o perfume no banheiro.
    Foi então que a dona da casa disse:

    Paga R$2,00! (Dois reais).

    Eu entreguei R$5,00 tratei logo de enfiar aquele frasco dentro da mochila para que ninguém mais visse e despertasse qualquer polêmica.
    Então eu me despedi e segui meu caminho de volta pra casa, em estado de êxtase. Contando cada passo até chegar em casa para poder me deliciar coma minha descoberta.
    Já em casa, a primeira coisa que fiz foi tomar um banho,pois queria estar limpo para que minha pele recebesse aquele perfume singular e raro.
    E...
    Meu..
    Deus...
    O perfume está intacto. Até agora enquanto escrevo este relato, não consigo acreditar que se eu tivesse demorado um segundo a mais eu não teria esta preciosidade para contar esta história.
    Um perfume lendário foi falvo por uma fração de segundos. É inacreditável.
    A fragrancia lembra em muito o perfume Parfum de Peau de Montana, porém sem a nota animalesca de terra. Em seu lugar entra uma nota de mel, algo semelhante ao perfume Paloma Picasso Eau de Toilette.
    A formula, eu diria ser uma mistura de Parfum de Pau de Montana com Paloma Piacasso Eau de Toilette.
    O moral da história. O perfume é muito melhor que o perfume Parfum de Peau de Montana.
    É um perfume magnifico.
    Sinceramente uma obra prima da perfumaria nacional, que não teve o seu lugar de honra garantido na história da perfumaria nacional.
    O perfume esta usado. O frasco contem cerca de 80ml mas inalterado. Hoje me sinto maravilhado por ter conseguido de forma tão emocionante, este que é tido com um dos perfumes mais admirados da historia do perfumaria nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belo relato! Que dádiva a sua!
      Parabéns, caro companheiro! Aproveite sua poção mágica da melhor maneira.
      Abração do Cris.

      Excluir

Participe deste blog. Vamos trocar experiências olfativas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...